sexta-feira, 13 de abril de 2007

Mora na filosofia

Ontem assisti a uma palestra com a Márcia Tiburi, aquela do Saia Justa. Com uma linguagem mais do que acessível, a filósofa discorreu sobre o que é e pra que serve a filosofia nos dias de hoje. Passei duas horas oxigenando meu cérebro com questões que nem sempre paramos pra refletir. Entre tantos assuntos, Márcia lembrou que a sociedade atual perdeu o sentido da convivência, do encontro, e é isso o que propicia a filosofia. É claro que é necessário conhecer a história, as correntes de pensamento. Porém, para que a filosofia aconteça, precisamos ter troca, discussão e reflexão de idéias. Um grupo predisposto a pensar. Apesar de vivermos em grandes cidades, com gente transbordando por todos os lados, cada vez mais buscamos o casulo. Eu, por exemplo, conheço dois ou três vizinhos pelo nome. E olha q no meu condomínio vivem centenas! Ontem mesmo, ao término da palestra, como não conhecia outras pessoas no auditório, levantei e fui embora. Quantos pensamentos diferentes e inquietantes deveriam estar fervilhando naquelas cabeças? Agora estou eu aqui, numa tarefa solitária de atualizar o blog. Ô da poltrona! Quer trocar uma idéia comigo? :o)

3 comentários:

Anônimo disse...


Adorei as fotos e teus últimos posts. De tão envolvida com estudos & mapas, pouco tenho navegado nestas ondas daqui. E foi super revigorante encontrar tanta coisa bacana e tanto "alimento" para o pensamento.
Beijocas de boa semana,
Lila

raquel alberti disse...

hmmm... de repente os blogs são uma maneira das pessoas trocarem idéias tbm. não é a mesma coisa que conversar "ao vivo", não mesmo, mas pelo menos as idéias e pensamentos "saem da cabeça", vêm a público de alguma maneira, né?

obrigada pelo recadinho de aniversário, roberta!

um beijão pra ti!

Roberta disse...

Ao vivo ou virtualmente, não importa. A gente "trocando" é a conta. Beijos, gurias! Roberta