segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Ops, foi mal

"Se o Piauí deixasse de existir, ninguém ficaria chateado por isso". Essa foi a infeliz declaração de Paulo Zottolo, presidente da Philips do Brasil, em entrevista de apoio ao movimento Cansei. Disse ele que “não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez”.

Tive o prazer de visitar uma vez o sul do Piauí e conhecer a fantástica Serra da Capivara, o sítio arqueológico com maior número de inscrições rupestres do mundo. É de impressionar tamanha beleza geográfica e cultural. E tudo isso fica logo ali, no nosso Piauí. É claro que pra chegar até lá, o aventureiro precisa enfrentar inúmeras rodovias tão cheias de rombos quanto o orçamento desse país. Vale lembrar que o Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 e esteve abandonado nos dez anos seguintes por falta de recursos federais.

Feliz ou infelizmente, o Piauí não pertence ao grupo de estados do centro do país, que está sempre na vitrina. Você já imaginou, por exemplo, os próximos jogos pan-americanos sendo realizados no Piauí? Seria ótimo os piauienses receberem verba para construírem ginásios, estádios, vilas olímpicas, além de receberem milhares de visitantes, atletas e turistas. Tenho certeza que depois de um evento dessa grandeza sendo realizado no Piauí, jamais o presidente de uma empresa como a Philips diria bobagens como a citada acima.

Paulo Zottolo pediu desculpas, mas estudantes fizeram protesto e o comércio local está organizando um boicote aos produtos da Philips. O Piauí naturalmente já sofre as agruras da seca, em função da caatinga. E mais: cidadãos e cidadãs brasileiras vivem por lá, pagam impostos e merecem respeito. Sr. Zottolo, se declarações preconceituosas como a sua deixassem de existir, muitos ficariam felizes por isso.

3 comentários:

Unknown disse...

Que perigo hein? Um cara demonstrar descuidadamente o desprezo que tem por um pedaço do país. Muito obrigado, mas se fosse idealizador do "cansei" não aceitava esse cara. Cansei do desprezo pelo Brasil e pelo povo sofrido que vive aqui!

Roberta disse...

Oi, Fábio! Que bom te ver por aqui! Também acho que está mais do que na hora do brasileiro melhorar sua auto-estima. Pra exigirmos respeito de fora, temos de começar por aqui. Valeu!

Anônimo disse...

Endosso as palavras do Fábio, Rô! Cansei do desprezo pelo Brasil e pelo povo sofrido que vive aqui! Pior mesmo, amiga, é saber que esse cara aí do comentário (muito)infeliz apenas projetou o que muuuuuuuitos brasileiros da gema pensam. Lamentável. Bjos,