sexta-feira, 18 de maio de 2007

A chama da fé ou da dúvida?

Acredito em Deus, rezo e gosto de ter minha fé. Mas existem coisas no mundo das religiões com as quais não posso compactuar. Está no ar um novo site católico que permite a fiéis de todo o mundo acender velas na Igreja da Anunciação, em Nazaré. Para que isso aconteça, você precisa acessar www.mirezo.com, fazer um cadastro, dizer seu nome, escolher uma oração, o melhor horário para que sua prece seja lida e, claro, fazer um depósito “simbólico” (como diz o site) de dez dólares. O nome da página, estrategicamente, está escrita em espanhol: “mi rezo” es el mismo que “minha oração”. Talvez as palavras do nosso ilustríssimo papa revelem o motivo: “a América Latina é o continente da esperança”.

No ano passado, dentro da Catedral de Milão, presenciei um funcionário da igreja apagando velas que haviam sido compradas (por 50 centavos de euro) e acendidas por fiéis que visitavam o local. O cidadão tinha a tarefa de retirar as velas dos altares, apagá-las e colocá-las dentro de um saco. Sem o menor remorso de apagar o que representava a chama da fé dos pobres crentes. Fiquei revoltada com a cena e imaginando que rumo seria dado para aquele montante de sebos, pavios e desfaçatez.

Mesmo que o câmbio esteja favorável, pra não ter dúvida sobre o destino dos seus ricos dez dólares, creio que seja bem mais proveitoso comprar agasalhos ou alimentos e fazer uma doação a uma instituição de caridade perto da sua casa. E não se esqueça de rezar também. Mas pra isso basta ter fé. Que eu saiba, ainda é de graça.

4 comentários:

Anônimo disse...

Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.
( João 8:32 )

Hipólito Francisco disse...

Na Sagrada Família em BCN acontece a mesma coisa. Pagas para acender uma vela (tem vários tamanhos e valores) e ter uma prece rezada em off pelos sacristãos e sacerdotes. Mas se fores no final do 'expediente' vais ver também a mesma cena com os noviços apagando, sem a menor cerimônia, as caras velas dos fiéis.

Anônimo disse...

O Lance é rezar direto pra Deus, sem intermediação! Como diz o anônimo a Verdade nos libertará, e as mentiras destas cobranças indevidas deveriam levar os beneficiados para a prisão!!!
Rúbia

Anônimo disse...

RÔ,
Muito legal ler no blog tantas coisas diferentes, instigantes e que adubam o pensamento consciente, crítico de que nem tudo é tão perfeito assim. Quanto mais exercitamos o pensamento consciente, mais fácil entrar em contato com a gente mesmo, com a nossa fé, o nosso deus interior. E esse, amiga, não cobra dízimo, não impõe dogmas e mantém a chama da esperança sempre acesa nos nossos corações. Vamos continuar jogando ao vento a nossa semente de consciência; mesmo que nem todas germinem, sempre há aquelas que encontram lugar e adubo e crescem fortes. Bjo,