segunda-feira, 1 de março de 2010

Co-quei-ro

Tive o prazer de conhecer o Museu da Língua Portuguesa no final de semana retrasado. A experiência é maravilhosa e emocionante! Parei pra pensar na beleza do nosso idioma e tive a rara e verdadeira sensação de orgulho de ser brasileira, apesar do nome da nossa língua ser portuguesa.

Transcrevo um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, poeta lusitana, recitado no interior do museu:



Poema de Helena Lanari


Gosto de ouvir o português do Brasil
Onde as palavras recuperam sua substância total
Concretas como frutos nítidas como pássaros
Gosto de ouvir a palavra com suas sílabas todas
Sem perder sequer um quinto de vogal
Quando Helena Lanari dizia o "coqueiro"
O coqueiro ficava muito mais vegetal

4 comentários:

Ranzinza disse...

Olá.
Fui ao Museu Língua Portuguesa somente uma vez, uma vergonha para quem mora tão perto de SP. Mas o que me desagradou foi a bagunça, não copreendo como as pessoas podem aprender e apreender alguma coisa fazendo tanto barulho.
Aquilo mais parecia um estouro de boiada...
Uma´pena.
E, obrigado pela visita lá no Micro Blog, aproveite e visite o http://blogdonemesis.blogspot.com/
Até mais.

Roberta disse...

Que pena! Acho que tive sorte. O pessoal que entrou conosco até que era bem comportado. A propósito, o microblog é ótimo!

冬天。。。 disse...

Posso até mudar de idéia algum dia, mas sou obrigado a registrar meu desgosto e indignação com nosso idioma: Das línguas com as quais já tive contato, TODAS me pareceram mais "Racionais" do que o Português. Ao contrário do que muitos alegam, nossas dezenas de regras gramaticais e suas milhares de exceções não tornam o idioma mais "rico", mas apenas difícil de ser dominado. O emprego equivocado de tempos verbais com pronomes errados, concordâncias que "discordam" e afins, só revelam a preocupação com detalhes superficiais que não comprometem a compreensão e comunicação entre as pessoas, mas marcam as disparidades do "nível de instrução acadêmica" dos brasileiros.

somebody disse...

酒店經紀人,菲梵酒店經紀,酒店經紀,禮服酒店上班,酒店小姐,便服酒店經紀,酒店打工,酒店寒假打工,酒店經紀,酒店經紀,專業酒店經紀,合法酒店經紀,酒店暑假打工,酒店兼職,便服酒店工作,酒店打工經紀,制服酒店經紀,專業酒店經紀,合法酒店經紀,酒店暑假打工,酒店兼職,便服酒店工作,酒店打工,酒店經紀,制服酒店經紀,酒店經紀