segunda-feira, 3 de setembro de 2007

11x1

Saiu hoje no Estado de Minas: “Presidiário custa 11 vezes mais que estudante”. Procurei na Internet e não achei os números do nosso Estado. Mas creio que a realidade de Minas Gerais não deva ser tão diferente da nossa.

Concordo que os presos devem ter direito à alimentação, à assistência médica, a uma cama decente e à recuperação (tratamento psicológico, se for preciso). O que eu não entendo é por que eles não trabalham para garantir o seu próprio sustento e a sobrevivência da família que ficou fora das grades. O sistema carcerário poderia ser auto-sustentável, tenho certeza. Sem falar que, ocupados, os presos teriam menos tempo pra planejar fugas, motins, rebeliões e ainda aprenderiam um ofício pra, quem sabe, ganhar a vida quando a pena chegasse ao fim.

Por sua vez, os nossos alunos têm direito à educação de qualidade, bibliotecas com bons livros, professores qualificados e equipamentos atualizados. Porém, os investimentos em educação nunca são prioridade. E enquanto diminuímos a verba para a escola pública, esvaziamos nossas salas-de-aula e povoamos as ruas de crianças analfabetas, carentes de condições mínimas pra viver dignamente. Não será esse um dos motivos pra termos de manter mais pessoas em presídios?

4 comentários:

Unknown disse...

Pois é né Rô, no RS é igual.
A gente também tem que deixar de ser hipócrita, cadeia hoje é um exílio da alma dessa gente. A sociedade não se importa com re-socialização, mas com o isolamento, de preferência eterno.
Com uma agência de regulação poderosa para fiscalizar a magia da re-socialização poderia acontecer numa privatização do sistema. Faça-se um piloto, uma experiência inicialmente, acho que daria certo.
Aí sobra dinheiro para investimento em educação de todos os níveis, que é o real caminho do progresso.
Até mesmo os presos poderiam ter acesso a meios remotos de estudar, aliás, já tem previsão legal pra isso.

Roberta disse...

E olha que quem está dizendo isso sabe do assunto! Gostei! Pois é, Fábio, mas o que é falta pra isso ser posto em prática? vontade política? Concordo que tem gente q prefere ver bandido morto do que reabilitado. Mas tb tem muita gente consciente q quem está se enjaulando, hj em dia, somos nós. Que venha esse plano piloto! bjs

Unknown disse...

Sabia que preso não vota Rô? Os políticos esquecem é que a família vota. Falta vontade mesmo, mas é geral, não só política. Não sou pessimista, acho que voluntariado é parte da solução. A discussão estando aqui já vai alertar muita gente, graande iniciativa! Té +!

Clarice Antunes disse...

Oi RÔ!
Bela matéria. Realmente se houvessem mais investimentos na educação, haveriam mais sujeitos nas escolas, preparando-se para exercer sua cidadania com dignidade e respeito ao próximo, do que nas ruas sendo preparados para exercer sua rebeldia nos presídios. Sem falar que uma criança na escola consome menos do que um indivíduo na cadeia.

abraços,
Clarice Antunes - 06/10/07