segunda-feira, 26 de março de 2007

Espelho, espelho meu

Acho muito bonito um cabelo liso, bem cuidado. Mas também admiro crespos, curtos, compridos, ondulados, rastafári, loiros, morenos, ruivos... Na última semana, Maria Eni, 33 anos, morreu em Goiás, depois de passar por um tratamento para alisar os cabelos. Provavelmente ela tenha se intoxicado com produtos usados para fazer a escova progressiva. Acredito que toda mulher precisa e deve se cuidar, mudar o que não gosta e valorizar o que tem de melhor. Auto-estima elevada faz bem pro corpo, pra mente e pra todo mundo que está ao redor. O que tenho visto, porém, são as mulheres de qualquer idade – esticando, puxando, alisando, massageando, malhando - todos esses gerúndios que envolvem investimento de tempo e dinheiro – sem que necessariamente tenham melhorado sua auto-imagem e seu bem-estar. O cabelo liso virou mais uma das características imprescindíveis para a mulher que deseja chegar o mais perto possível do padrão de beleza da mulher moderna. Tenho certeza que se fizermos uma pesquisa entre os homens eles nos dirão que a beleza está justamente na diversidade, nas coxas grossas e finas, nos peitos grandes e pequenos, nas madeixas ruivas e cacheadas, nos cabelos lisos, mas também nos majestosos crespos. Sou a favor dos salões de beleza, das academias, dos consultórios de nutrição, de endocrinologia e das clínicas de cirurgia plástica. Mas tenho certeza que a felicidade não mora lá. Temos de encontrá-la no espelho da nossa casa, com o cabelo que viemos ao mundo ou com o penteado que nos der na cabeça.

3 comentários:

Duda Falcão disse...

É bem provável que Narciso não tenha dito a mesma frase que a rainha má, madrasta da Branca de Neve. No entanto, cabe comentar de forma breve esse mito. Na versão de Ovídio, Narciso é belo, mas um homem tolo que se apaixona por si mesmo ao admirar o seu reflexo em um espelho de águas. A alma de Narciso não corresponde a beleza física dele, pois é um homem arrogante que se compara aos deuses e despreza a enamorada Eco, uma ninfa. Narciso definha ao apaixonar-se por si mesmo. Ao definhar na presença da própria imagem refletida não reconhece sua verdadeira natureza, vazia. O belo, não está na imagem física, mas sim na descoberta, ou reconhecimento de nossas diversas qualidades, além daquilo que o espelho nos mostra.

Hipólito Francisco disse...

Feliz daquele que escreve... não porque tem o "dom das palavras" mas porque deixar fluir em folhas brancas pensamentos, sonhos, viagens, tratados, descobertas... enfim, um mundo novo que compartilhado ultrapassa a barreira do nosso cérebro e rola, sem melindres, pelas ladeiras do infinito.

Hipólito Francisco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.