quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Aprender a ler e a contar

Hoje quando estava indo ao supermercado fui abordada por uma mulher de cerca de 30 anos. “Esta é a Lucas de Oliveira?”, perguntou. Respondi afirmativamente e achei estranho, pois estávamos diante de três placas que indicavam o nome da rua. Aos 30 anos, seria difícil que ela precisasse de óculos para ler as placas, o que me fez imaginar que a mulher ou estava com preguiça de olhar a placa ou não sabia ler.

Pois é, os brasileiros novamente foram mal no levantamento sobre educação feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Entre os 57 países analisados, o Brasil foi o quarto pior país em matemática e o oitavo pior em leitura. Queremos munir nossas escolas com computadores, mas nossos alunos ainda não aprenderam sequer a interpretar um texto.

Do jeito que anda a educação brasileira, temos de nos preparar para, no futuro, dar mais informações sobre nomes de ônibus e placas de rua.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rô,
Que coincidência! Li aqui no faceira e no blog du Gargama sobre este mesmo assunto. Realmente, é lamentável a situação do ensino público no país. Escolas completamente sucateadas, professores sem remuneração adequada e uns tantos sem vontade, descaso total com a educação. è triste... Mas me diga que governo vai querer investir em educação e formação? Afinal, educação não garante eleição, muito pelo contrário. Já o bolsa família... Bjos,