quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

De Montserrat a Bolo Auxiliadora

Passou a correria do natal, ufa! Mas não pense que eu estava perdida nos corredores de um shopping. Nesses vários dias em que estive longe do blog, usei meu tempo livre pra curtir a minha cozinha nova que, finalmente, ficou pronta. Até engordei um pouquinho nessa semana, de tantos quitutes que resolvi testar. Gosto do cheirinho de cebola sendo refogada, de molho de tomate de verdade e até me aventuro a pilotar o fogão com freqüência, apesar de não ser muito dada a seguir receitas ao pé da letra.

Na outra semana, porém, o Duda me convenceu que deveríamos pôr em prática uma receita de doces que havia sido publicada no caderno de gastronomia da ZH. De nada adiantaram meus argumentos de que a quantidade de açúcar e de ovos daria pra deixar diabética e elevar o colesterol de toda a família. Na última sexta-feira, então, resolvemos colocar mãos à obra.

O doce deveria se chamar Montserrat. Trocamos as nozes por castanhas-do-pará e resolvermos batizar o novo quitute de Auxiliadora. As massas ficaram maravilhosas, mas o ponto deveria ser mais firme para podermos enrolar os docinhos. Pra não ficar no prejuízo, resolvi assar um pão-de-ló e rechear com as deliciosas massas de ovos e de castanhas. O bolo pode não ter ficado tão gostoso como a receita original, mas valeu a brincadeira!

domingo, 16 de dezembro de 2007

A queda

Outro dia fiz um comentário sobre o livro Diante da Dor dos Outros, da Susan Sontag. Hoje estou "ilustrando a matéria"...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Todeschini nunca mais

Hoje, 14 de dezembro, 76 dias após termos efetuado a compra da cozinha, é que estamos com tudo pronto, entregue e montado pela Todeschini. Isso que a empresa estava com uma promoção que garantia a entrega e montagem em até 15 dias úteis! Isso significa que nós deveríamos estar com a cozinha colocada desde 28 de outubro. O prazo, inclusive, foi um dos motivos da compra.

Nem vou falar dos diversos atrasos dos montadores, entregadores e supervisores, do rodapé avariado, das paredes sujas e das inúmeras vezes que precisei limpar a casa a cada um das nove visitas que fizeram: a montagem foi em drágeas.

Na próxima segunda-feira está marcada a colocação da pedra do balcão e, só então, poderemos curtir a cozinha. O peru do natal, pelo menos, está garantido. E vamos estourar um champanha!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Extra!

Tem texto novo na minha coluna do site da Lila. Quer espiar? Clique aqui.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O que Jesus compraria no Natal?

Logo abaixo está o trailer do documentário americano sobre o consumo excessivo nas festas de final de ano. Fiquei curiosa pra assistir ao filme!

domingo, 9 de dezembro de 2007

Ala vip

Ontem The Police e Os Paralamas do Sucesso fizeram um show aqui em casa... ai, quem me dera! Na verdade, o Multishow passou os shows dos caras que aconteceram no Rio de Janeiro. Assisti de camarote, cantei e, de vez em quando, levantei pra dançar. Lembrei do primeiro show que vi dos Paralamas, no Gigantinho, em que fomos de Vital, o fusca vermelho da minha irmã, batizado com esse nome em função da música (quase) homônima. E também de quando Sting esteve em Porto Alegre, numa noite chuvosa, em pleno Olímpico.

Hoje estava conversando com uma amiga que trabalha com espetáculos e comentou da falta de bons lugares para grandes espetáculos em Porto Alegre. Em função disso, é preciso trazer atrações internacionais para teatros menores e, assim, os ingressos ficam caros. Para mim, muitas vezes, proibitivos.

Na próxima vez que The Police estiver por aqui (haverá uma próxima?) gostaria de assistir ao vivo e a cores. Por enquanto, valeu cantar Roxane e Meu Erro, bem contente, no meu camarote particular.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

3 efes

Hoje tem estréia multimídia do novo filme do Gerbase: no cinema, na tevê, em DVD e na Internet. Pra conferir, clique aqui.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Cats


Dedico estas dicas de presentes para o Natal à legião de amigos meus que é fã de felinos. Quem sabe eu ainda me torne uma?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

One Semester of Spanish - Love Song


Massacration fará versão metal?

Aprender a ler e a contar

Hoje quando estava indo ao supermercado fui abordada por uma mulher de cerca de 30 anos. “Esta é a Lucas de Oliveira?”, perguntou. Respondi afirmativamente e achei estranho, pois estávamos diante de três placas que indicavam o nome da rua. Aos 30 anos, seria difícil que ela precisasse de óculos para ler as placas, o que me fez imaginar que a mulher ou estava com preguiça de olhar a placa ou não sabia ler.

Pois é, os brasileiros novamente foram mal no levantamento sobre educação feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Entre os 57 países analisados, o Brasil foi o quarto pior país em matemática e o oitavo pior em leitura. Queremos munir nossas escolas com computadores, mas nossos alunos ainda não aprenderam sequer a interpretar um texto.

Do jeito que anda a educação brasileira, temos de nos preparar para, no futuro, dar mais informações sobre nomes de ônibus e placas de rua.

1x1

Para a imprensa global, o Brasil se comoveu com o drama corintiano. Que eu saiba, o Corinthians tem cerca de 10% dos torcedores brasileiros. Certo, é bastante. Mas 90% vestem outras camisetas como a do Flamengo, a do São Paulo e a do Grêmio. Fui ao estádio no domingo. Vibrei com o rebaixamento do time que abriga as torcidas “Pavilhão 9” e “Irmãos Metralha”. Fiquei triste de ver o meu time apático e sem vontade de jogar, como se estivesse temeroso de ser responsável pelo triste destino do adversário. Se ganhássemos, o espetáculo teria sido completo.