terça-feira, 25 de setembro de 2007

Padrões de beleza?

Oliviero Toscani produz mais uma de suas campanhas chocantes ou, no mínimo, polêmicas. Depois da Benetton, agora o click foi para a grife Nolita. Em outdoors e anúncios está estampada a imagem de uma modelo anoréxica, nua, pesando apenas 31 quilos.

Primeiro, a Espanha proibiu modelos muito magras de desfilar na Semana da Moda de Madri. Nesta semana foi anunciado o código de Milão, que exige um certificado médico confirmando que a modelo seja saudável, para poder pisar na passarela da Semana da Moda de Milão.

Uma pena precisarmos desse tipo de proibição pra tentar mudar o padrão de beleza vigente. De um lado Nolita, de outro Botero. Marilyn Monroe, com suas curvas, até hoje é um símbolo de sensualidade. Cada um com seus encantos... Precisamos mesmo definir um padrão? Primeiro, tenho certeza, precisamos de saúde.

2 comentários:

raquel alberti disse...

a imagem é realmente chocante! mas li a matéria toda e fiquei impressionada com o que disse a presidente da Associação para o Estudo e a Pesquisa sobre a Anorexia - que uma imagem como essa pode provocar inveja em quem está realmente doente...
acho que tem esse aspecto tbm: a anorexia é mais que um transtorno comportamental, então não é somente uma questão de valores estéticos. a anorexia é uma doença. a coisa é bem mais complexa...

Roberta disse...

Eu li isso tb, Raquel. Concordo contigo q é uma doença, mas que pode começar como quem não quer nada, a partir da obrigação de seguir os padrões estéticos.
É bem complexo mesmo! beijo